Nascido em 9 de julho: há quatro anos, Moro estreava-se no Telegram

Nascido em 9 de julho: há quatro anos, Moro estreava-se no Telegram

Em um 9 de julho a República Argentina tornou-se independente. Em outros, nasceram Carlos Chagas, Mercedes Sosa e Tom Hanks. Também em noves de julho morreram Filipe V da Espanha e Vinícius de Moraes. Em 9 de julho de 1932 começava a Revolução Constitucionalista em São Paulo. Em 9 de julho de 2015 Sergio Moro estreava-se no Telegram, conforme revelou a operação “Vaza Jato” do Intercept Brasil.

Naquele dia, exatos quatro anos atrás, Deltan Dallagnol saudou a entrada do “russo” no aplicativo russo de mensagens instantâneas: “Bem vindo ao telegram!!”.

Cinco meses depois, em dezembro de 2015, Dallagnol orientou Moro a utilizar o Telegram também no Desktop. Moro respondeu dizendo ter dificuldades digitais: “se puder me mandar no e-mail, agradeço. O tico e o teco da informática aqui não são muito espertos”.

Seria realmente um escândalo…

Na última sexta-feira, 5, o site O Antagonista publicou um despacho de Moro datado de 17 de dezembro de 2015 no qual o então juiz da Lava Jato ordena: “intime-se o MPF, por telefone, para manifestação”, referindo-se ao pedido da defesa de José Carlos Bumlai pela revogação de sua prisão preventiva. A Veja tinha acabo de publicar mensagens entre Moro e Dallagnol nas quais Tico aparece adiantando a Teco, por assim dizer, o teor daquele despacho que viria a editar.

A frase “intime-se o MPF, por telefone, para manifestação” foi apresentada por O Antagonista, e pelo próprio Moro, como “prova” de que os “contatos por telefone” com Dallagnol sempre estiveram devidamente registrados nos autos. O país, agora, espera algo como uma perícia para identificar se Moro orientava, supervisionava, indicava testemunhas, deixava os procuradores da Lava Jato sempre um passo à frente da defesa, se fazia tudo isso usando o Telegram no smartphone, “por telefone”, ou no Desktop.

Se foi no Desktop, é um escândalo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

Moro sairá de férias. Há exatamente um ano, de férias, Moro despachou contra Lula

Moro sairá de férias. Há exatamente um ano, de férias, Moro despachou contra Lula